Existem outras associações que minha mente faz com as viagens. Uma delas foi a paixão arrebatadora por Histórias em Quadrinhos, as chamadas HQ’s. Eu hoje em dia as coleciono, e defendo minhas pérolas com unhas e dentes, mas tudo isso começou em uma viagem, a vários anos atrás...
Era um verão no meio dos anos oitenta, uma época incrível para ser criança, podem acreditar. Fomos acampar em Santa Catarina, um lugar lindíssimo em Bombinhas, chamado Retiro dos Padres.
Estávamos com a nossa super barraca "Alba Casagrande" - aqueles monstros com dois quartos, para até doze pessoas - e acampamos em um lugar bem perto do mar, dentro do camping do Retiro. Parecia perfeito, até a primeira tempestade. Segurar aquela enorme barraca não foi fácil, e meu pai e minha mãe, os dois únicos adultos da família no momento, não estavam dando conta. Aí que os vizinhos de camping apareceram e deram aquela super força que a gente só encontra em lugares assim. Quem acampa tem altas histórias para contar, de tempestades, falta de água, estar perdido no meio do nada, falta de combustível, até os casos clássicos de abduções e encontros com seres do além no meio do mato - essa era a parte que mais me divertia nas histórias dos adultos, sempre.