Páginas

26 de abril de 2011

10º Festival Mawazine de Música Internacional - Rabat, Marrocos

Cansado de ver a Jade fugindo do Said pelas vielas do Marrocos no Projac??? Então dê uma olhadinha neste festival e descubra que o Marrocos é bem mais do que a Globo consegue contar!!!






O Festival Mawazine de Música Internacional está em sua 10º edição, e condensa tudo de inusitado que está acontecendo na música mundial, trazendo ao público desde o pop até a música regional dos países do norte da África e também de outras regiões de cultura árabe, além de representantes da Índia com músicos consagrados pela animada Bollywood.

Reúne dança, comidas típicas, música e cultura em 08 dias de evento, na cidade de Rabat, capital do Marrocos. O evento acontecerá este ano de 20 a 28 de maio, e contará com nomes mundialmente conhecidos como Joe Cocker, Kanye West, Shakira, Cat Stevens, Lionel Ritchie, Julian Marley, Earth, Wind & Fire e o pessoal do projeto Playing for Change que vale muito a pena ver. Falando rapidinho sobre eles ( lá vamos nós, em nossa famosa incursão musical ) pense em um produtor musical que reuniu musicos de rua do mundo todo, tocando vários instrumentos diferentes e também cantando, e os colocou em uma única música... Por si só já vale a ida a Rabat!!
Coloco, como de costume, o link para eles ali em baixo, e coloco também um link para a cantora Saida Charaf, que se apresentará em 22 de maio no Festival.




Não gosto muito do termo "world music" para definir as manifestações musicais de cada país, afinal, Gilberto Gil é considerado World Music na Europa mas como nós, brasileiros, definiríamos hoje seu estilo musical? Sendo assim, prefiro pensar que o Mawazine Festival reúne a produção nacional mais folclórica ( por que usar o termo "folk" também causaria alguma confusão ) dos países de língua árabe e Índia, e convida anualmente artistas que estejam em evidência mundial ou que tenham algum tipo de afinidade com as causas culturais do evento. Vendo a lista das presenças confirmadas podemos anuir que até mesmo os artistas "pop" participantes não estão ali meramente por questões de mídia. Está quem merece e "o que vende" não manda muita coisa naquelas bandas... Mesmo amando rock and roll, eu acho essa autonomia do evento o máximo!

Os nomes internacionais confirmados na verdade vem mesclar o evento com grandes nomes da música local, e para os turistas esta será com certeza a grande atração. A possibilidade de apreciar variados estilos musicais atrairá desde os amantes de música no geral até os musicistas, sempre ávidos por novas formas de composição. Além, é claro, da chance de conhecer um pouco mais sobre este país misterioso e maravilhoso, que com certeza vai muito além do que você imagina.





Vejam mais detalhes sobre os participantes do evento aqui:


E aqui, a incursão musical!!!



Boa viagem musical a todos!!!

Um comentário:

  1. "Grande artigo e óptimo blog! Deixe aproveitar este seu espaço de comentários para apresentar Viagens em Marrocos.
    Somos uma equipa de especialistas em turismo por todo Marrocos. Planeamos viagens de sonho em Marrocos, passando por deserto, cidades, montanhas e oásis de uma beleza incrível.
    O nosso site é http://www.viagens-em-marrocos.com, e aí pode ver mais detalhes e ideias.
    Se estás a pensar em Marrocos, vem experimentar um dos nossos veículos 4x4 e conhecer os segredos mais escondidos.
    Obrigado.
    Omar"

    ResponderExcluir