Páginas


26 de abril de 2011

10º Festival Mawazine de Música Internacional - Rabat, Marrocos

Cansado de ver a Jade fugindo do Said pelas vielas do Marrocos no Projac??? Então dê uma olhadinha neste festival e descubra que o Marrocos é bem mais do que a Globo consegue contar!!!






O Festival Mawazine de Música Internacional está em sua 10º edição, e condensa tudo de inusitado que está acontecendo na música mundial, trazendo ao público desde o pop até a música regional dos países do norte da África e também de outras regiões de cultura árabe, além de representantes da Índia com músicos consagrados pela animada Bollywood.

Reúne dança, comidas típicas, música e cultura em 08 dias de evento, na cidade de Rabat, capital do Marrocos. O evento acontecerá este ano de 20 a 28 de maio, e contará com nomes mundialmente conhecidos como Joe Cocker, Kanye West, Shakira, Cat Stevens, Lionel Ritchie, Julian Marley, Earth, Wind & Fire e o pessoal do projeto Playing for Change que vale muito a pena ver. Falando rapidinho sobre eles ( lá vamos nós, em nossa famosa incursão musical ) pense em um produtor musical que reuniu musicos de rua do mundo todo, tocando vários instrumentos diferentes e também cantando, e os colocou em uma única música... Por si só já vale a ida a Rabat!!
Coloco, como de costume, o link para eles ali em baixo, e coloco também um link para a cantora Saida Charaf, que se apresentará em 22 de maio no Festival.




Não gosto muito do termo "world music" para definir as manifestações musicais de cada país, afinal, Gilberto Gil é considerado World Music na Europa mas como nós, brasileiros, definiríamos hoje seu estilo musical? Sendo assim, prefiro pensar que o Mawazine Festival reúne a produção nacional mais folclórica ( por que usar o termo "folk" também causaria alguma confusão ) dos países de língua árabe e Índia, e convida anualmente artistas que estejam em evidência mundial ou que tenham algum tipo de afinidade com as causas culturais do evento. Vendo a lista das presenças confirmadas podemos anuir que até mesmo os artistas "pop" participantes não estão ali meramente por questões de mídia. Está quem merece e "o que vende" não manda muita coisa naquelas bandas... Mesmo amando rock and roll, eu acho essa autonomia do evento o máximo!

Os nomes internacionais confirmados na verdade vem mesclar o evento com grandes nomes da música local, e para os turistas esta será com certeza a grande atração. A possibilidade de apreciar variados estilos musicais atrairá desde os amantes de música no geral até os musicistas, sempre ávidos por novas formas de composição. Além, é claro, da chance de conhecer um pouco mais sobre este país misterioso e maravilhoso, que com certeza vai muito além do que você imagina.





Vejam mais detalhes sobre os participantes do evento aqui:


E aqui, a incursão musical!!!



Boa viagem musical a todos!!!

Um comentário: