Páginas


26 de abril de 2011

Pertinho de Curitiba existem... Cavernas!!

Olá!!
Estamos aqui novamente trazendo informações sobre o Paraná que nem todos conhecemos...
Chega o final de semana, sol forte, céu aberto, você pensa em aproveitar o dia. 
Aí pensa no Parque Barigui lotado, no Bosque do Papa mais cheio ainda, e fica na dúvida se prefere o trânsito caótico de segunda ou a batalha pelo espaço para estender sua canga no Parque Barigui. Acaba mesmo em casa, esparramado no sofá.


Pois bem amigo, seus problemas acabaram!! Vamos visitar cavernas?  A cerca de 60 km de Curitiba, no município de Tunas do Paraná, está o Parque Estadual de Campinhos, um local no mínimo fascinante.





Com espaço para camping, lago e cachoeira são feitas visitas guiadas a Gruta dos Jesuítas, que é a 5ª maior caverna do estado em extensão com cerca de 1.400 metros aproximadamente. Detalhe: Quando a Gruta foi catalogada, ainda sem tanta precisão, os espeleólogos acreditaram ser mesmo apenas uma gruta. Anos mais tarde foi constatado que em função do tamanho e profundidade ela era realmente uma caverna, mas o nome "Gruta dos Jesuítas" permaneceu.
As fotos abaixo são de Ademar Reis, que gentilmente nos cedeu as imagens.


http://www.ademar.org/fotos/parque-campinhos/







Com acompanhamento de guias, você percorrerá uma área de 550 metros dentro da Gruta, em um trajeto que dura aproximadamente 1 hora e 20 minutos. Existirão momentos com total ausência de luz, temperatura média entre 16º e 18º e umidade em torno de 100%.  Em uma das principais salas da caverna, você será avisado pelo guia que neste momento está a vários metros abaixo do nível de entrada  e ele pedirá para que todos apaguem as lanternas e capacetes de carbureto. É possível ver então um único feixe de luz que vem da superfície e o silêncio é total. Uma das sensações mais impressionantes que já tive... Sem dúvida!






Gostou da idéia? Aqui temos maiores informações: 


Capacidade: O parque recebe aproximadamente 150 visitantes durante a semana e 90 nos fins de semana

Crianças: A entrada na caverna é permitida para maiores de seis anos acompanhados de um adulto responsável
Acesso para deficientes: Não tem
Estacionamento: Tem estacionamento gratuito para 50 veículos. Vagas não cobertas
Mais informações: Não há lanchonetes. Há mesas, bancos e quiosques espalhados pelo parque para que os visitantes possam comer os lanches que trazem de casa. Não há totens para orientação de percursos das trilhas. Há lixeiras (para lixo orgânico e reciclável) distribuídas por todo o parque
Importante: Todas as visitas devem ser agendadas. 
Endereço: Rod BR-476, KM 46, Tunas do Paraná, CEP: 83480000
Como chegar: De carro, o acesso ao parque é feito pela Rodovia Estadual José Richa, BR 476, KM 47 “Estrada da Ribeira”.

E se precisarem de maiores informações, nos avisem!! 
Abraços a todos!!







4 comentários:

  1. O parque tem uma taxa de entrada, que deve girar em torno de 10 a 15 reais por pessoa, justamente por contar com o guia dentro da caverna. O mais certo é entrar em contato com o Parque e marcar a visita, avisando quantas pessoas irão. Assim eles já deixarão o guia confirmado e você saberá com certeza quanto é cobrado.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Coloquei abaixo para que mais pessoas vejam, mas o parque está na listagem do Google, é tranquilo achar informações sobre ele. Abraço.

      Excluir
  3. Olá Bruna! Seguem informações:
    Telefone: (41) 3659-1428

    ResponderExcluir