Páginas


26 de maio de 2011

Quando estiver em Istambul, tome um banho por favor!!






























Olá amigos, tudo bem?
Hoje eu pretendia falar de lugares dentro de Istambul, falar das pessoas, mas mudei de idéia. Quis falar sobre a moderna Istambul ou a religiosa Istambul, mas também achei enfadonho. 
A foto acima é  de Haya Sophia, ou  "Grande Sabedoria" em árabe. Quis colocá-la aqui porque realmente a acho linda,mas sobre estes lugares é possível encontrar várias informações nos guias de turismo, eu não traria novidades.
Resolvi portanto escrever sobre algo que acho realmente fantástico e muito divertido: Tomar banho. 
Quando você chegar ao seu hotel em  Istambul não estranhe se te perguntarem se você quer tomar um banho. Não há nada contra sua higiene pessoal não. Relaaaaxe, apóie a idéia, e depois me conte o que achou... Um Banho Turco é uma experiência única!!
Os "hammam" (como são chamados, em turco) foram inspirados nos banhos gregos e romanos, mas foi Maomé quem estimulou sua proliferação, em torno do ano 600.



Um dos mais antigos hammam da cidade é o "Suleymaniye Bath", construído em meados de 1500, pelo mesmo arquiteto da Mesquita Suleymaniye, Sinan.  Ele é muito aconchegante, como podem ver na foto da entrada que coloco abaixo. E agora começa a aventura... 


A maioria de nós imagina um banho turco como uma sauna, ou uma grande piscina, em um local aquecido, mas na verdade o banho é muito mais que isso. Na chegada, você é encaminhado a um vestiário, onde deve se despir e cobrir suas "vergonhas" com uma toalha xadrez concedida pelo Hamman. As mulheres podem ficar de biquini sem problemas. Mas garotas, esqueçam a vergonha em casa por que tudo só está começando... 


A partir daqui você será levado a uma primeira sala, que é realmente uma sauna gigante, com mesas baixas de mármore onde se pode deitar. Ali você será deixado a uma temperatura de uns 40  graus por alguns minutos. Bem no momento em que começar a achar insuportável, virão até você os funcionários, cobertos com uma toalha xadrez parecida com a sua, e começará a exfoliação, feita com bucha natural. Após isso, eles irão te ensaboar dos pés a cabeça... Reparem na expressão de "insatisfação" da garota na foto... ahahaah.


O lado estranho aqui é alguém que você nunca viu na vida, que não fala sua língua, possivelmente um homem (sim, eles fazem o banho nas mulheres também) te ensaboando desse jeito. Mas acalmem-se, para eles é natural. Assim como para nós é natural comer ovos de chocolate na Páscoa, trazidos por um coelhinho, que aliás os teria botado... Ai, acho que a comparação não foi feliz como explicativa... Mas relaxe, você consegue, e ainda tem mais por vir.

Depois de algum tempo "quarando" nesta espuma deliciosa, você será enxaguado e então massageado com óleos essenciais. Aqui você já estará tão relaxado, e impressionado com a quantidade de sujeira que verá sair do seu corpo feito um caldo a cada lavagem, que até já achará os funcionários "simpáticos". Em seguida eles farão um choque térmico no seu último enxágue, água quente e fria, para seu corpo se adaptar novamente a temperatura externa, e você  será literalmente "posto para secar". Primeiro com abanos, e depois com massagens feitas com toalhas para te secar. Vergonha? A essa hora acredito que você nem se lembre mais do que é isso...

E quando você pensar que tudo acabou, e já começar a sentir falta, será levado para a última sala, a da socialização, uma sala de chá, onde segundo os relatos, todas as pessoas encontravam-se para beber quando terminavam seu banho. Possivelmente você estará com sede e achará a idéia do chá fantástica, até encontrar outras pessoas na sala e reparar que está vestido como elas... A vergonha ainda não acabou, só depois do chá... ahahaah.


Pode parecer muito estranho, bizarro talvez, mas com certeza é uma experiência incrível. Se já nos sentimos muito bem depois de uma sauna, uma ducha quente, imaginem depois de um tratamento completo destes? Sensação de pluma, leveza incondicional e a enorme certeza de que jamais você sentirá vergonha de colocar um biquini no verão aqui no Brasil novamente. Não depois de passar por Suleymaniye Hammam!!

O custo disso tudo está em torno de 20 euros. Isso por que é o Hammam mais conhecido da cidade. Existem outros mais modernos que cobram mais barato, e os procedimentos são iguais, pois são feitos desta forma a muitos séculos. Informe-se na recepção do hotel e escolha. Se você prestar atenção verá que este Hammam já foi cenário de vários filmes, ele é muito festejado, e por isso mais caro. 

Não é necessário fazer reservas, mas peça para ligarem para lá antes. Se estiverem recebendo grupos não te aceitarão na entrada, para que o grupo não se fragmente. Esse é um costume que vem do tempo em que os Sultões iam aos banhos para articular guerras. Vá em um dia sem grupos, quanto mais calmo o ambiente mais você aproveitará. 
Eu sinceramente acredito que depois de um banho desses, a única guerra que você irá querer travar será em casa, na volta, com o seu banheiro... Vai querer reformar tudo! Você nunca mais vai tomar banho como antes...

Vejam o link do Hammam aqui  http://www.suleymaniyehamami.com.tr/index.asp

Boa noite, e bom banho a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário