Páginas


7 de novembro de 2011

A Caverna do Monte Tianmen - O Portal do Céu



O monte Tianmen fica 8 quilômetros ao sul da cidade de Zhangjiajie, dentro do Parque Nacional de mesmo nome, na província de Hunan, China Central.
Com forma  semelhante a uma mesa, a montanha tem 1.518 metros de altitude acima do mar e 2,2 quilômetros quadrados de superfície no topo. 







Um dia, no ano de 260, o governador local passou por ali e, casualmente, uma parte da montanha desmoronou e apareceu no precipício uma caverna. O imperador soube da notícia e achou que era um bom presságio. Ele denominou o monte Tianmen, que quer dizer porta do céu. A partir daí, a montanha ficou conhecida em todo o país.







Na antiguidade, o monte Tianmen atraiu muitos religiosos e eremitas a uma vida de retiro em suas paisagens. Wang Xu, um famoso intelectual do Reino Qi, período dos Reinos Combatentes, a mais de 2 mil anos atrás, morava sozinho em uma caverna do Monte Tianmen, estudando e escrevendo livros. Suas obras são conhecidas até os dias de hoje.






A história mostra que o monte Tianmen já é famoso há muito tempo. A caverna no precipício é o símbolo da montanha. A entrada da caverna tem 131 metros de altura e 57 metros de largura, sendo considerada a maior entrada de caverna do mundo. Olhando do sopé da montanha, a entrada parece uma janela de palácio no céu, rodeada por nuvens flutuantes. Nos dias chuvosos, a caverna esconde-se entre as nuvens e a névoa, muito mais misteriosa do que nos dias normais.
O monte Tianmen é tão íngreme que na antiguidade ninguém conseguia subir ao topo. Hoje, foram construídos 999 degraus para os turistas chegarem ao cume e conhecerem a caverna. Para os chineses, o número nove significa o fim e o recomeço, além de representar o Dragão, um dos animais criadores do mundo. Os 999 degraus têm o sentido de "elevar" a pessoa até o Palácio do Céu, aqui representado pela Caverna. Fora a escadaria, ainda existem a Avenida Tongtian, com suas 99 curvas, representando os Nove Palácios Celestes e também o Teleférico de Tianmen, o maior do mundo. Haja coragem para encarar toda aquela altitude  em seus bondinhos! Um bom treinamento no Pão de Açúcar carioca é necessário, com toda certeza!







No topo da entrada da caverna, cresce um tipo de bambu verde e baixo. Quando venta, as folhas dos bambus pendurados se esfregam, fazendo o som de “Sa, sa”. De vez em quando, águas caem do topo, como se estivesse garoando. Segundo os habitantes locais, quem consegue pegar 48 gotas de água com a boca pode se tornar um gênio.


Tianmen Dong ( Caverna de Tianmen ) passou a ser mundialmente famosa quando um grupo de pilotos, em 1999, cruzou o seu vão pela primeira vez de avião. Foi uma tentativa de entrarem para o Livro dos Recordes, o Guinness Book. Pela primeira vez uma caverna foi atravessada por um avião em movimento. O vôo foi televisionado e assistido por 800 milhões de pessoas ao redor do mundo. Outro vôo, através da caverna foi feito pelos Cavaleiros da Rússia, que atravessaram a caverna, em 2006, em cinco aviões russos SU-27.


Aos privilegiados  que tiveram a oportunidade de visitar esta belíssima atração do gigante asiático, fica a certeza de que estiveram no limiar  entre o Céu e a Terra, onde milênios de história passam em segundos como as gotas de água que descem da Porta do Céu, e somem diante de nós.




Fontes:  Rio Blog

                 Equilíbrius - Centro de Tai Chi Chuan

7 comentários:

  1. Caraca! O Nove também é um número importante na Cabala Judaíca e tem o mesmo Significado.

    Imagina lutar Kung Fu Shaolin antigo no Pátio do Templo que aparece na 3ª foto.

    ResponderExcluir
  2. Ah, e repare na foto onde aparece um barco no lago... Eu comentei no facebook que um dos cenários de Avatar foi inspirado na região de Tianmen. Pois então, ali naquela foto aparece uma formação geológica que, quando refletida na água, deu a idéia de um dos cenários do filme. Lindo demais não? No filme essas montanhas flutuavam mas, se ficarmos observando o reflexo na água, temos mesmo a idéia de que estão flutuando. Vou colocar a foto do cenário no Facebook

    ResponderExcluir
  3. Alguém sabe me dizer algo sobre os Nove Palácio Celestes? Não encontro nada a respeito na internet!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Max! Encontrei algumas informações sobre os Nove Palácios Celestiais pesquisando a Mitologia Taoísta. Os Nove palácios possuem uma representação astronômica ligada a constelações do hemisfério norte que se refletiriam em nosso corpo, tendo ações diretas em nosso sistema nervoso e endócrino, exatamente como pregam textos antigos sobre os chackras ( auri-védicos ). O que te posto aqui é só um começo mas creio que a chave da tua pesquisa esteja realmente no estudo dos processos de cura indicados pelo Taoísmo. Espero ter te ajudado e fico feliz que tenha chegado até o Blog, Volte sempre!
      http://acaminhodacasa.blogspot.com.br/2013/11/a-alquimia-interna-taoista-o-corpo-como.html

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Que site sensacional!
    Tenho uma pergunta.
    Essa montanha fica a quantos km de Pequim?!
    Como podemos chegar nela?!

    ResponderExcluir
  6. Que site sensacional!
    Tenho uma pergunta.
    Essa montanha fica a quantos km de Pequim?!
    Como podemos chegar nela?!

    ResponderExcluir