Páginas


8 de abril de 2011

Planetário em Curitiba!!! Por essa você ainda não esperava!!




Lembrei de Alceu Valença agora... "Essssperei no planetário meu amor... Ela foi ao analista e ainda não voltou... Esssperei no planetário meu amor... E essa Lua é de gesso ou de Isopor?"

Ahhh, vocês estavam com saudades, nobres transeuntes, das nossas incursões musicais. Eu sei, colocarei o link dessa lá no final, como de costume. Mas o que fez eu me lembrar dela é justamente nossa linda cidade de Curitiba ter um dos poucos Planetários do país, com sessões mensais abertas ao público e de preços super acessíveis. Por essa vocês realmente não esperavam não é?

Que tal então começar o Domingo com uma ida ao Planetário? Ele fica no Colégio Estadual do Paraná, bem em frente a entrada da escola, no portão da Avenida João Gualberto, pertinho da Praça Gibram Kalil Gibram, o Memorial Árabe ( também não conhece? Ai ai ai viu? Falo dele em outro post, certo? ) bem onde há um ponto da famosa Linha Turismo.




Descobri, conversando com alguns turistas que conheci a dias atrás, que muita gente vem a Curitiba planejando também uma visita ao Planetário, ou seja, fora da cidade eles pesquisam nossos pontos turísticos e acabam dando mais valor ao que temos aqui do que nós mesmos.

Ai ai ai, precisamos corrigir isso não acham? Não sei qual a faixa etária dos amigos que nos lêem agora mas, euzinha aqui cresci assistindo o programa COSMOS, o Domingo de manhã, com o Astrônomo Carl Segan e ficava fascinada pelas histórias e pelas visões maravilhosas das estrelas. Ir ao Planetário para mim hoje é muito mais que vagar por uma hora no espaço, é praticamente voltar a infância. Digamos que a sessão do planetário tem "gosto" de pão quente com queijo ( assim como as Aventuras de Batman e Robin tem gosto de vitamina de banana ahaha )

Vejam alguns detalhes aqui : O Planetário oferece ao público em geral uma sessão matinal com uma hora de duração, com inicio as 11 horas um domingo por mês. Os ingressos, a R$ 7,00 inteira e R$ 3,50 meia, estarão disponíveis para venda a partir das 10 horas de domingo em que houver sessão na bilheteria. Idade limite mínima para ingresso, 6 anos.


Endereço: Avenida João Gualberto, 250.

Vejam na tabela abaixo as sessões já confirmadas até o final do ano, e assim agendem uma ida ao planetário. Vale muito a pena!!!

Coloco a música do Alceu aqui rsss



Sessões Públicas Dominicais

Datas

Temas

17/04

Joãozinho ensina Astronomia

15/05

O Céu do Cruzeiro do Sul

19/06

O Céu do Solstício de Inverno

31/07

O Céu da Antártida

28/08

O Zodíaco e o Sistema Solar

25/09

O Céu do Equinócio da Primavera

23/10

O Céu do Equador

20/11

Céu Passarela de Sonhos

11/12

A Estrela de Belém

18/12

Céu do Natal e Solstício do Verão



7 comentários:

  1. QUERO IR EM TODAS!!!! Que legal Carla! Obrigada pela dica! Beijos Viajantes!

    ResponderExcluir
  2. puxa, realmente não utilizamos nossos próprios pontos turísticos! eu nao conhecia, vou lá! adorei o post, parabéns! abraço, Elaine

    ResponderExcluir
  3. Puxa, realmente nao conhecemos nossos próprios pontos turisticos! adorei, vou lá pra conhecer! parabéns pelo post! abraço, Elaine.

    ResponderExcluir
  4. E eu me lamentando porque cheguei em Londrina uma semana depois da seção mensal do planetário deles, nem imaginave que tínhamos um aqui! Muito massa.

    ResponderExcluir
  5. Está muito legal! Atualizando: Não estão mais cobrando entrada, colocaram mais cadeiras(agora atendem a 50 pessoas por sessão) e fiquei super feliz em saber que é preciso chegar até as 10:30 pois,a sessão lota!
    O aparelho de projeção (o Planetário mesmo, pois "planetário" é o nome do aparelho e não da sala ) foi todo reformado e agora tem capacidade para projetar o céu de até 500.000 anos atrás.
    Lindoooo...

    ResponderExcluir
  6. Ah, e as cadeiras agora são de couro e reclináveis, a sensação que se tem é mesmo de viagem no espaço. Quando o responsável pela projeção inicia as marcações das constelações da Via Láctea, contado a história mitólogica de cada uma delas,não dá vontade de sair de lá... Pena que dura só uma hora :(

    ResponderExcluir
  7. Eu tava assistindo hoje um documentario do History Channel - O Universo, e lembrei que vc havia falado do planetario *.* Pena que não tem como ir todos os domingos, mas o domingo de abril ta reservado na agenda! bjuu

    ResponderExcluir