Páginas


9 de novembro de 2011

A Novembrada de 1979 - Quando os estudantes tinham motivos para protestar


Neste 30 de novembro de 2011 teremos 32 anos do incidente que ocorreu em Florianópolis, conhecido como "A Novembrada" e que foi o início dos movimentos políticos que derrubaram a ditadura militar no Brasil. 

Estudantes, aliados a donas de casa, taxistas, comerciantes e pequenos empresários uniram-se contra uma visita do então presidente do Brasil, General Figueiredo, e burlando todos os avisos, cordões de isolamento e reação da Guarda Nacional partiram para cima do Presidente, mexendo tanto com seus brios que provocaram - segundo reza a lenda - lágrimas de revolta nos olhos de Figueiredo. Também segundo relatos, em resposta a um "gesto" obsceno do excelentíssimo, pediram em coro para que o mesmo "se dirigisse a meretriz que lhe deu a luz", mas não nestes termos. 






7 de novembro de 2011

A Caverna do Monte Tianmen - O Portal do Céu



O monte Tianmen fica 8 quilômetros ao sul da cidade de Zhangjiajie, dentro do Parque Nacional de mesmo nome, na província de Hunan, China Central.
Com forma  semelhante a uma mesa, a montanha tem 1.518 metros de altitude acima do mar e 2,2 quilômetros quadrados de superfície no topo. 







Um dia, no ano de 260, o governador local passou por ali e, casualmente, uma parte da montanha desmoronou e apareceu no precipício uma caverna. O imperador soube da notícia e achou que era um bom presságio. Ele denominou o monte Tianmen, que quer dizer porta do céu. A partir daí, a montanha ficou conhecida em todo o país.



1 de novembro de 2011

O Metrô de Moscou - Uma obra de arte do período Stalinista

A construção do metrô de Moscou, um dos mais belos do mundo, não foi uma simples obra de transporte público. Com ele, Stálin queria mostrar até onde a União Soviética era capaz de chegar.



Lazare Kaganovitch, ministro dos Transportes da União Soviética, não poderia ter resumido melhor o clima daquela cerimônia de inauguração, em maio de 1935: “A vitória do metrô é a vitória do socialismo!” Chegava ao fim uma das mais grandiosas obras de transporte público de todos os tempos. Kaganovitch, que conduzira a construção da primeira linha do metrô de Moscou, discursava diante de técnicos e trabalhadores que haviam participado da épica empreitada. Na platéia do suntuoso salão, enfeitado com bandeiras vermelhas, estava também o alto comando do Partido Comunista da União Soviética (o que, na prática, significava a mesma coisa que o alto comando do país).

2 de julho de 2011

Viagem e Quadrinhos - eu nunca mais consegui desassociar...

Existem outras associações que minha mente faz com as  viagens. Uma delas foi a paixão arrebatadora por Histórias em Quadrinhos, as chamadas HQ’s. Eu hoje em dia as coleciono, e defendo minhas pérolas com unhas e dentes, mas tudo isso começou em uma viagem, a vários anos atrás...

Era um verão no meio dos anos oitenta, uma época incrível para ser criança, podem acreditar. Fomos acampar em Santa Catarina, um lugar lindíssimo em Bombinhas, chamado Retiro dos Padres.






Estávamos com a nossa super barraca "Alba Casagrande"   - aqueles monstros com dois quartos, para até doze pessoas  - e acampamos em um lugar bem perto do mar, dentro do camping do Retiro. Parecia  perfeito, até a primeira tempestade. Segurar aquela enorme barraca não foi fácil, e meu pai e minha mãe, os dois únicos adultos da família no momento, não estavam dando conta. Aí que os vizinhos de camping apareceram e deram aquela super força que a gente só encontra em lugares assim. Quem acampa tem altas histórias para contar, de tempestades, falta de água, estar perdido no meio do nada, falta de combustível, até os casos clássicos de abduções e encontros com seres do além no meio do mato - essa era a parte que mais me divertia nas histórias dos adultos, sempre. 

26 de maio de 2011

Quando estiver em Istambul, tome um banho por favor!!






























Olá amigos, tudo bem?
Hoje eu pretendia falar de lugares dentro de Istambul, falar das pessoas, mas mudei de idéia. Quis falar sobre a moderna Istambul ou a religiosa Istambul, mas também achei enfadonho. 
A foto acima é  de Haya Sophia, ou  "Grande Sabedoria" em árabe. Quis colocá-la aqui porque realmente a acho linda,mas sobre estes lugares é possível encontrar várias informações nos guias de turismo, eu não traria novidades.
Resolvi portanto escrever sobre algo que acho realmente fantástico e muito divertido: Tomar banho. 
Quando você chegar ao seu hotel em  Istambul não estranhe se te perguntarem se você quer tomar um banho. Não há nada contra sua higiene pessoal não. Relaaaaxe, apóie a idéia, e depois me conte o que achou... Um Banho Turco é uma experiência única!!
Os "hammam" (como são chamados, em turco) foram inspirados nos banhos gregos e romanos, mas foi Maomé quem estimulou sua proliferação, em torno do ano 600.

11 de maio de 2011

UFOTURISMO?? Sim, isso existe!!

Olá Transeuntes!! Tudo certo por aí?

Eu estava pesquisando a pouco alguns roteiros de viagem intrigantes pelo mundo e acabei achando algo incrível, aqui mesmo em nosso "quintal". Sempre penso que o Brasil é abençoado pela sua posição geográfica e constituição geológica, além daquela coisa bem Jorge Ben Jor de ser "um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza". Mas somos mais, na verdade nós somos fonte inesgotável de assuntos e destinos incríveis, é só pesquisar. Para qualquer estado que você queira ir, sempre achará algo muito diferente para fazer, mas muito diferente meeeeeesmo...

Que tal então visitar Peruíbe, no Litoral Sul de São Paulo? Até aqui tudo bem, certo? Temos um roteiro de verão, de praia, uma porção de litoral com águas calmas, mornas, praias pequenas cercadas por morros, tudo lindíssimo. Mas seu agente de viagens já te contou que Peruíbe tem o primeiro roteiro de Ufoturismo do Brasil, apoiado pelo Departamento de Turismo da Prefeitura Municipal? Ahá, teu agente de viagens marcou hein? Compra comigo que te conto tudo ahahaah...





26 de abril de 2011

10º Festival Mawazine de Música Internacional - Rabat, Marrocos

Cansado de ver a Jade fugindo do Said pelas vielas do Marrocos no Projac??? Então dê uma olhadinha neste festival e descubra que o Marrocos é bem mais do que a Globo consegue contar!!!






O Festival Mawazine de Música Internacional está em sua 10º edição, e condensa tudo de inusitado que está acontecendo na música mundial, trazendo ao público desde o pop até a música regional dos países do norte da África e também de outras regiões de cultura árabe, além de representantes da Índia com músicos consagrados pela animada Bollywood.

Reúne dança, comidas típicas, música e cultura em 08 dias de evento, na cidade de Rabat, capital do Marrocos. O evento acontecerá este ano de 20 a 28 de maio, e contará com nomes mundialmente conhecidos como Joe Cocker, Kanye West, Shakira, Cat Stevens, Lionel Ritchie, Julian Marley, Earth, Wind & Fire e o pessoal do projeto Playing for Change que vale muito a pena ver. Falando rapidinho sobre eles ( lá vamos nós, em nossa famosa incursão musical ) pense em um produtor musical que reuniu musicos de rua do mundo todo, tocando vários instrumentos diferentes e também cantando, e os colocou em uma única música... Por si só já vale a ida a Rabat!!
Coloco, como de costume, o link para eles ali em baixo, e coloco também um link para a cantora Saida Charaf, que se apresentará em 22 de maio no Festival.


Pertinho de Curitiba existem... Cavernas!!

Olá!!
Estamos aqui novamente trazendo informações sobre o Paraná que nem todos conhecemos...
Chega o final de semana, sol forte, céu aberto, você pensa em aproveitar o dia. 
Aí pensa no Parque Barigui lotado, no Bosque do Papa mais cheio ainda, e fica na dúvida se prefere o trânsito caótico de segunda ou a batalha pelo espaço para estender sua canga no Parque Barigui. Acaba mesmo em casa, esparramado no sofá.


Pois bem amigo, seus problemas acabaram!! Vamos visitar cavernas?  A cerca de 60 km de Curitiba, no município de Tunas do Paraná, está o Parque Estadual de Campinhos, um local no mínimo fascinante.


8 de abril de 2011

Planetário em Curitiba!!! Por essa você ainda não esperava!!




Lembrei de Alceu Valença agora... "Essssperei no planetário meu amor... Ela foi ao analista e ainda não voltou... Esssperei no planetário meu amor... E essa Lua é de gesso ou de Isopor?"

Ahhh, vocês estavam com saudades, nobres transeuntes, das nossas incursões musicais. Eu sei, colocarei o link dessa lá no final, como de costume. Mas o que fez eu me lembrar dela é justamente nossa linda cidade de Curitiba ter um dos poucos Planetários do país, com sessões mensais abertas ao público e de preços super acessíveis. Por essa vocês realmente não esperavam não é?

Que tal então começar o Domingo com uma ida ao Planetário? Ele fica no Colégio Estadual do Paraná, bem em frente a entrada da escola, no portão da Avenida João Gualberto, pertinho da Praça Gibram Kalil Gibram, o Memorial Árabe ( também não conhece? Ai ai ai viu? Falo dele em outro post, certo? ) bem onde há um ponto da famosa Linha Turismo.


7 de fevereiro de 2011

Comidas... o que fazer quando tudo ao seu redor parece explodir?

Meu organismo resolveu virar vegetariano.
Digo meu organismo por que é vontade dele, não minha. Eu adoro carne vermelha, a textura, o sabor, o cheiro dela tostando na grelha... Mas meu organismo não.
Ele grita: Coma milho!!! Cultue os Astecas!! Ou então: "Ervilhas pela Paz Mundial!!" e quem sabe ele ainda há de berrar: "Brócolis, te consideramos Método!!" - este foi um momento ocultista de minha pessoa, imaginei o Brócolis presidindo um rito de Iniciação Místico, exigindo o sacrifício de um pacotinho de toicinho defumado... - certo, esqueçam esta parte.
Esta noção acerca de meu corpo me fez refletir sobre os transtornos ocasionados por alimentos em nossas viagens. Quem nunca perdeu um dia inteiro por conta de uma comida que não estava totalmente morta quando foi consumida, e desceu goela abaixo, clamando por justiça? Ou então, pior que isso, a comida que já estava morta a muito tempo, e o aquecedor onde ela se encontrava mais parecia um posto de atendimento do IML, aguardando a família para a liberação do cadáver. E nada da coxinha chegar para liberar o corpo do pobre kibe frito. Então apareceu você, e o dono do estabelecimento decidiu doar o cadáver do kibe para estudos, dentro de seu estômago... Doar nada, aposto como você pagou pelo menos 2 reais por ele, certo?


3 de fevereiro de 2011

Música e viagem... há como não associar?


O assunto hoje é música. O assunto do blog é viagem... É tudo uma coisa só: Amor!
"All we need is love" diziam os Beatles, e é a mais pura verdade.

Viajar ouvindo música, compor em algum lugar mágico, ter sempre na memória uma música que te remete a tal destino, conhecer uma música diferente, apresentada por alguém que você possivelmente nunca mais verá, em um lugar encantador. Essa é a mais poderosa mistura mental que lhe acontece quando viaja.

Tenho comigo algumas músicas que trazem até o "cheiro" dos lugares por onde andei. Existe, é claro, aquela que todo mundo sempre canta, basta eu pronunciar meu nome - amigos, vou cantar novamente mas por favor parem, ok? Ohhhhh Carlaaaaa, eu te ameiiiiii como jamaaaaisss um ouuutrooo alguueemmm vai te amaaar - eu agradeço o empenho e afinação mas devo declarar que, as que me recordo verdadeiramente, vem carregadas de imagens fantásticas que nunca esquecerei. Essa, eu só lembrei agora por que o momento exigiu, ficou claro?!


1 de fevereiro de 2011

Desfazendo a Mala





















Engraçado o nosso blog de viagens ter este nome...
Sinceramente eu detesto desfazer as malas, elas costumam passar uma semana aqui no tapete do quarto, me olhando desconfiadas, mas imóveis, não querem ser desfeitas de jeito nenhum. Tenho uma azul em especial que vai me morder dia desses, juro, ela detesta ser desfeita... Gosta mesmo é de estar no bagageiro.

Usemos então este espaço como terapia de grupo: Olá, meu nome é Carla, consegui desfazer minha mala ontem. Mas já corri para cá postar o que eu queria que todos soubessem. Acho que assim fica mais fácil não? Se você pensar que tem para quem contar o que aquela mala viveu do seu lado, vai conseguir desfazê-la mais facilmente... Pensa assim comigo, acho que dará certo.